S.A.U - Serviço de Atendimento ao Usuário
Cidade Tiradentes / Guaianases 0800 771 7421 | Itaim Paulista 0800 770 1703 | Lote III 0800 770 1911

Notícias

CAPS II Cidade Tiradentes é oficialmente inaugurado

São Paulo - 6/3/2012

 
O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) II Adulto Cidade Tiradentes foi oficialmente inaugurado na manhã do dia 16 de fevereiro e contou com a presença do prefeito de São Paulo,do secretário de saúde, das Irmãs Rosane Ghedin, diretora presidente e Monique Bourget, diretora técnica da Atenção Primária à Saúde (APS) do hospital Santa Marcelina, vereadores,subprefeitos de Itaquera e de Cidade Tiradentes, representantes de diversas supervisões de saúde, colaboradores da APS Santa Marcelina, usuários e imprensa.

Com esse equipamento a cidade atingiu a marca de 69 unidades. “A inauguração dessa unidade é muito importante não só pelo que este serviço representa separadamente, mas pelo conjunto de novos equipamentos de saúde entregues nos últimos anos. Assim, conseguimos atender mais pessoas e em melhores condições. As unidades do CAPS têm um papel fundamental na Rede Municipal de Saúde”, enfatizou o prefeito.

Localizado à rua Juá Mirim, altura do número 144, o CAPS Adulto Tiradentes está em um prédio amplo, conta com recepção; salas para atendimento em grupo; consultórios com maca e balança; enfermagens; sala de conveniência; copa; banheiros e ao fundo uma área verde com árvores frutíferas e até uma horta.

O CAPS II Adulto Cidade Tiradentes está em funcionamento desde outubro de 2011 possui três médicos psiquiatras, três psicólogos, três terapeutas ocupacionais, dois enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, um farmacêutico e um assistente social e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.

Os CAPS são unidades da Secretaria Municipal de Saúde que em parceria com o Santa Marcelina auxiliam no tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo de pacientes (crianças, jovens e adultos) portadores de doenças mentais graves, substituindo o hospital psiquiátrico. Eles foram criados oficialmente a partir da Portaria GM 224/92 e integram o (SUS) Sistema Único de Saúde.

Qualquer paciente pode procurar o atendimento do CAPS sem precisar de encaminhamento formal ou mesmo agendamento prévio. Todos os casos são discutidos em reuniões de equipes para definir o perfil e planejar estratégias do projeto terapêutico.

Fonte: Comunicação APS


Galeria de Fotos: clique na imagem para ampliar


|